Se você acompanha a BLM nas redes sociais, já deve ter se deparado com um de nossos podcasts. O Papo de Beluga está sempre trazendo discussões acerca do mundo do marketing, desenvolvimento e tudo que envolve tecnologias em geral.
Na segunda semana de março, o assunto abordado foi ‘as diferenças entre o marketing dos anos 90 e 2000 e o atual’. Em meio a conversa, foram citados os termos “marketing ON e OFF”. Mas você sabe o que eles significam?
Marketing OFF
O marketing off representa tudo que não acontece nos meios conectados à internet. Ou seja, ele é desenvolvido para os meios tradicionais como jornais, revistas, rádio, panfletagem e até o famoso outdoor.
Entre as vantagens deste tipo de comunicação está a capacidade de alcance da massa e experiências mais próximas. Já as desvantagens, são a adaptabilidade de público, que parece não gostar muito desse tipo de abordagem, considerado – muitas vezes, apelativo, e dificuldade de mensuração e impacto.
Marketing ON
No marketing on, como o próprio nome já indica, tudo é feito no online. Na verdade, esse tipo também atinge a comunicação offline. Custo-benefício, foco, engajamento e segmentação são alguns dos benefícios desse modelo. Embora ele seja bem comum atualmente, há alguns pontos negativos, como a necessidade de se manter sempre atualizado perante a concorrência e pessoas desconectadas – que não tem acesso à internet.
É importante lembrar que no online, tudo acontece de maneira muito ágil. Ou seja, o que é tendência hoje, não é amanhã.
#marketing #estrategiasdemarketing #comunicação #marketingon #marketingoff #online #offline