Como o mercado está utilizando as experiências híbridas

Nos últimos anos, o mercado pôde observar a transição dos consumidores, que começaram a sair das compras físicas e migrar para o comércio online. Além do conforto de adquirir um item com apenas um clique de dentro de casa, há também a possibilidade de encontrar os melhores preços. ​


Observando essa tendência, as empresas estão buscando formas de se adaptar. O desenvolvimento de plataformas online, ofertas diferenciadas e até a competição na entrega mais rápida são algumas das mudanças que as marcas já se propuseram. ​


Embora todas essas estratégias sejam eficazes, as empresas sentiram a necessidade do contato com os consumidores, da entrega de experiências.  Quando a compra é realizada de forma física, o interessado tem, além de um atendimento personalizado, a possibilidade de ver o produto ‘ao vivo’. Já no caso do online, isso é dificultado. ​

Para reverter essa situação, muitas empresas já estão começando a apostar nas experiências híbridas. Elas têm como objetivo manter a proximidade com os clientes, mesmo estando a uma tela de distância. ​

Entre as ações mais populares, muito utilizada por gigantes como Magazine Luiza, é a compra online e a retirada em loja física. Para a marca, é uma ótima oportunidade de levar o consumidor até uma unidade próxima. Já para o cliente, além da comodidade, também há a economia no frete.​

Outra opção, que depende de uma tecnologia mais avançada, é o uso da realidade aumentada. Antes de realizar a compra, o interessado consegue fazer um teste e até ver detalhes no que deseja adquirir.​

A Burrow, uma loja de móveis de Nova Iorque, é uma das que oferecem essa tecnologia. Com auxílio de um aplicativo de realidade aumentada, desenvolvido pela própria empresa, os clientes podem personalizar e experimentar em 3D e em escala real, os móveis em sua casa. No Brasil, um aplicativo parecido é disponibilizado pela Leroy Merlin.​

O setor de casamentos também não poderia ficar de fora dessa. A famosa rede de vestidos “David Bridal” permite que seus clientes tenham acesso aos trajes de dentro de suas casas. Para melhorar a experiência, é possível ver até os mínimos detalhes. As noivas agradecem!​

É possível observar que a tendência do mercado está cada vez mais voltada para a experiência do consumidor. Com tantas empresas oferecendo o mesmo serviço ou produto, o diferencial está nas inovações, que tem como aliadas, a tecnologia.​

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